Quem Recebe Auxílio-Doença Pode Voltar ao Trabalho Sem Perícia?

De acordo com um anúncio feito pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), os trabalhadores que recebem o auxílio-doença, mas que se sentem aptos a voltar a fazer as antigas atividades. De agora em diante podem voltar ao trabalho sem que precisem passar pela perícia médica. Vale deixar claro que a nova mudança ficou definida pelo próprio INSS. Porém, muitos dos beneficiários ainda estão com dúvidas sobre a nova mudança. Dessa forma, para te ajudar a ficar por dentro dos principais detalhes sobre o assunto. No post abaixo separamos todos os detalhes sobre a nova mudança do INSS em relação ao auxílio-doença. Confira:

Quem Recebe Auxílio-Doença Pode Voltar ao Trabalho Sem Perícia?

Como funciona a nova regra do INSS para quem recebe o auxílio-doença e deseja voltar a trabalhar?

Em geral, por meio da nova regra do INSS, o trabalhador que se sentir apto e em condições de voltar ao trabalho antes da data de alta antes definida. Ou seja, a que foi definido por um médico, agora pode retornar as atividades sem que precise agendar por uma nova perícia. Porém, existem algumas exigências do INSS para esse tipo de situação. Isso porque, nesse caso a titular ainda deve formalizar o seu pedido junto a uma das agências da Previdência Social. Afinal, ela fica responsável pelos pagamentos do benefício.

O que fazer quando não posso retornar ao trabalho?

Já os trabalhadores que ainda não se consideram aptos e prontos para retornar ao trabalho, devem solicitar e prorrogar o seu auxílio-doença. Assim, o auxílio-doença vai ficar estendido por mais 30 dias, ou seja, por mais um mês. Além disso, não vai precisar agendar uma perícia médica quando o tempo de espera para a sua consulta esteja maior do que os 30 dias definidos pelo INSS.

Quem fica de fora das novas regras do INSS para o auxílio-doença?

Sobretudo, ficam de fora da nova regra do INSS para o recebimento do auxílio-doença apenas em casos de ultima ação judicial. Também em casos de recurso médico. Porém, vale lembrar que após o terceiro pedido todo o processo vai se tornar obrigatório para que mantenha o benefício. Mas isso, de acordo com as normas do INSS.

Quem Recebe Auxílio-Doença Pode Voltar ao Trabalho Sem Perícia?

Como solicitar o Auxílio-doença?

Hoje em dia, para que solicite o seu auxilio doença vai precisa fazer um agendamento de pericia média. Para isso, vai precisar acessar o site oficial do MEU INSS ou baixar o aplicativo. Em ambas as opções vai encontrar a opção “benefícios” e depois solicitar o seu agendamento. Vale lembrar que vai precisar levar alguns documentos do médico para comprovar a sua invalidez que possui. Desse modo, deve ir até uma agência do INSS na data e horário marcado. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ou baixe o app Meu INSS;
  • Em seguida, deve fazer um cadastro com seus dados pessoais;
  • Feito isso, vai acessar a opção de benefícios;
  • Assim, deve acessar a opção de “requerimento”;
  • Escolha a opção “Auxilio doença”;
  • Agende a sua pericia;
  • Selecione uma data e horário;
  • Confirme o local da pericia;
  • Basta ir até uma unidade do INSS.
  • Confira Quais As Doenças Que Dão Direito a Aposentadoria Por Invalidez
Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário


© 2024 - Criar Curriculo. Todos os direitos reservados