As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

Uma das maiores dúvidas que assombram os jovens quando buscam ingressar no mercado de trabalho atual é como conseguir demonstrar suas competências sem possuir experiências profissionais. Além disso, grande parte dos jovens, não sabem quais são seus pontos fortes no trabalho para chamar atenção das empresas contratantes presentes no mercado. Entretanto, essas são apenas algumas das diversas dúvidas e dificuldades que estão frequentemente entre o grupo de jovens brasileiros quanto ao mercado de trabalho atual.

As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

Situação atual dos jovens no mercado de trabalho

De acordo com pesquisas sobre o mercado de trabalho, nos últimos cinco anos, os jovens foram a parcela da população que mais perderam renda de trabalho. Segundo a pesquisa, jovens de 15 a 29 anos perderam mais de 15% da renda proveniente de seus trabalhos. Além disso entre os jovens se situação mais pobre, a perda foi ainda maior, alcançando 25% de jovens brasileiros.

Uma especialista em desenvolvimento de novos negócios, afirma que são muitas as dificuldades dos jovens quanto o assunto é mercado de trabalho. Contudo, dentre esses problemas é possível destacar os quatro principais que são enfrentados por grande parte dos jovens brasileiros no mercado. Por exemplo, apresentar suas competências comportamentais, ainda que não tenham experiências, lidar com ansiedade, encontrar empresas que possui valores e propósitos associados a eles e conhecer seus pontos fracos e fortes.

As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

Como os jovens devem enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho?

1-Aprenda a investir tempo e energia para complementar seu currículo

Primeiramente, você precisa saber destacar seus conhecimentos e seus experiências ainda que não sejam profissionais, para conseguir preencher o seu documento de currículo. Além disso, esse é um ótimo começo para conseguir arrumar um emprego. Desse modo, você deve valorizar muito a sua formação, destacando todos os seus cursos. Assim, vai conseguir demonstrar grande parte do seu potencial e sua grande sede por aprender. Então, caso tenha organizado um evento, tenha sido voluntário, e demais experiências podem ser usadas para complementar seu currículo e conseguir um emprego.

As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

2- Busque desenvolver suas habilidades antes de ingressar no ambiente de trabalho

Segundo especialistas, as empresas de hoje em dia, entendem que um candidato que está à procura de seu primeiro emprego, não possuía estágio e nem tenha tido experiências profissionais anteriores. Contudo, ainda sim, elas esperar que os candidatos possuam algumas competências, que serão bem atribuídas ao ambiente corporativo gerando bons resultados para ambas as partes. Ou seja, a empresa deseja conhecer todo seu repertório, e saber se já participou de trabalhos sociais, fez parte de empresa júnior e assim por diante.

Isso porque essas experiências são capazes de desenvolver diversas competências comportamentais que são bem vistas pelas empresas contratantes. Por exemplo, comunicação, resiliência, trabalho em equipe e capacidade de realizar análises.

As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

3- Faça uma pesquisa completa das empresas que deseja trabalhar

É essencial que você faça uma pesquisa detalhada sobre as empresas que deseja ingressar. Dessa forma, quando surgir uma vaga que seja do seu interesse, acesse o site da empresa, as redes sociais, e adquira o máximo de informações possíveis sobre a atuação e segmento dessa empresa. Além disso, você deve saber sobre sua participação no mercado de trabalho, seus valores e suas missões. Afinal, esses dados vão estar disponíveis para todas as pessoas e sua pesquisa pode ser realizada facilmente.

4- Tenha determinação e foco na busca por um emprego

Certamente, você sabe que conseguir uma vaga de emprego em meio a uma crise é algo bastante complicado. Contudo, se você precisa trabalhar, não pode desistir da procura ou desanimar durante esse processo. Então, desenvolva uma rotina para destinar algumas horas do seu dia para buscar por um emprego. Também use os diversos meios de comunicação para se informar de vagas abertas em empresas que estejam alinhadas ao seu perfil. Assim, você deve conseguir achar empresas com alinhamento a seu perfil para se encaixar nas oportunidades de conseguir um emprego.

5- Nunca pare de adquirir conhecimento

Caso esteja desempregado, busque usar esse tempo livre para melhorar e incrementar seu documento de currículo, realizando cursos online gratuitos. Isso porque, o mercado de trabalho atual se encontra cada vez mais exigente e os profissionais que possuem mais capacitação possuem chances maiores de conseguir uma vaga ofertada por uma empresa. Sendo assim, busque estudar, não se acomode, não deixe de adquirir conhecimento. Ou seja, busque aperfeiçoar suas competências e não fique parado, ainda que não tenha conseguido um novo emprego.

6- Aprenda a controlar sua ansiedade

Se você for uma pessoa que já está empregada, saiba que você venceu um grande desafio. Entretanto, você precisa saber que existem outras dificuldades que não param por aí na sua carreira profissional. De acordo com especialistas, os jovens que ingressam no mercado de trabalho, possuem a necessidade de obter respostas rápidas, imediatas, e querem ver os resultados de maneira rápida. Contudo, nem todas as empresas funcionam dessa forma, onde se consegue grande resultados em pouquíssimo tempo.

Vale ressaltar muitos feedback podem levar um determinado tempo e podem até mesmo não chegar. Sendo assim, nossa orientação é que busque manter um diálogo aberto com seu gestor de maneira direta para entender como está seu desenvolvimento junto a empresa. Além disso, uma boa alternativa para manter a ansiedade sob controle é traçar algumas metas com indicadores para que consiga acompanhar suas evoluções. Dessa maneira, vai descobrir os pontos que precisam melhorados e os que estão encaminhando bem.

As Principais Dificuldades dos Jovens no Mercado de Trabalho Atual

7- Busque fazer um trabalho de autoconhecimento

Visando descobrir quais são os pontos em que você pode melhorar, você pode trabalhar seu autoconhecimento, para aprender seus pontos fortes e fracos. Isso porque, a partir desse conhecimento você pode direcionar melhor sua carreira e todas as escolhas profissionais em sua vida de maneira mais eficaz, para alcançar os objetivos que deseja. Vale ressaltar, que hoje em dia, dificilmente os jovens sabem onde realmente são bons ou ruins, e quais são seus verdadeiros potenciais. Então, busque com cautela descobrir esses fatores, pois é mais fácil direcionar seu desenvolvimento tendo um foco de suas principais habilidades.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário


© 2024 - Criar Curriculo. Todos os direitos reservados