Saiba Quais São as Formas Para Fazer um Currículo Jovem Aprendiz

Ainda que pareça, elaborar um currículo jovem aprendiz algo que não é impossível, até para as pessoas que não possuem nenhuma experiência para relatar nesse documento. Entretanto, esses pensamentos não passam de equívocos. Isso porque, ainda que nunca tenham trabalhado, é bem possível que tenha desenvolvido habilidades especificas que podem contribuir para o enriquecimento do currículo.

Saiba Quais São os Passos Para Fazer um Currículo Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz

Para as pessoas que ainda não sabem, o Programa Jovem Aprendiz, é um projeto do Governo Federal do Brasil, desenvolvido por meio da Lei da Aprendizagem. Assim, seu intuito é determinar que as empresas de médio e grande porte realizem contratações de jovens como aprendizes. Dessa forma, esse contrato com o jovem pode ter duração de até dois anos, e nesse período o jovem contratado recebe aprendizado teórico e prático. Ou seja, ele aprende na sala de aula e coloca em prática seus conhecimentos na empresa que o contratou.

O intuito principal, é que os jovens possam receber capacitação profissional para melhorar todas as suas habilidades nas áreas de atuação dentro da empresa. Desse modo, para conseguir participar do programa é necessário ter idade entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio. Além disso, os estudantes de escolas públicas têm preferência na hora da seleção dos jovens. Além disso, o desempenho escolar do aluno pode ser um diferencial no processo de recrutamento para o programa.

Saiba Quais São os Passos Para Fazer um Currículo Jovem Aprendiz

Passo a passo de como fazer um currículo de jovem aprendiz:

Primeiramente, para fazer um bom currículo como jovem aprendiz, é necessário colocar o local onde estudo ou estudou, juntamente com a data de inicio e término de cada curso. Após isso, pode inserir alguns cursos que já tenha realizado, inclusive os cursos realizados online. Veja abaixo a melhor forma possível de estruturar seu currículo de jovem aprendiz;

1-Dados de escolaridade

Informe os dados de sua escolaridade de maneira atualizada e correta. Ou seja, você precisa especificas o nome da instituição de ensino que frequenta ou que finalizou seus estudos. Também deve informar o curso que realiza, o ano ou semestre que está cursando. Por fim, coloque o total de anos ou semestres de cursos realizados.

2- Objetivos

Nesse campo, você deve colocar “jovem aprendiz”, em seu currículo, para que ele seja encontrado com mais facilidade para as empresas que estiverem buscando um perfil como o seu para ingressar.

Saiba Quais São os Passos Para Fazer um Currículo Jovem Aprendiz

3- Erros de português no currículo

É essencial que você preste bastante atenção, para não cometer nenhum erro de português. Afinal absolutamente nenhuma empresa vai querer contratar um jovem aprendiz que não sabe ao menos escrever de maneira correta. Sendo assim, caso tenha algum tipo de dúvida, procure ajuda de um professor ou dicionário para não colocar nenhum erro que te prejudique a ser contratado.

4- Cursos complementares

Busque inserir em seu documento de currículo jovem aprendiz todas as informações sobre cursos complementares que já tenha realizado. Por exemplo, nome, data, nome da instituição que foi realizado e assim por diante. De modo geral, você deve fazer um pequeno resumo de todas essas informações.

Saiba Quais São os Passos Para Fazer um Currículo Jovem Aprendiz

5-Participações especiais em palestras

Muitas pessoas não sabem, mas as palestras que você assistiu são muito importantes e podem incrementar seu currículo. Além disso, você pode destacar alguns eventos em que a sua instituição realizou e você teve participações significantes. Isso porque, essas informações são capazes de mostrar que você é uma pessoa focada e pode obter ótimos resultados para se desenvolver profissionalmente como jovem aprendiz no mercado de trabalho.

6- Cursos realizados online

Dessa maneira, caso tenha realizado cursos online, sobre qualquer tipo de assunto, você pode menciona-los em seu documento de currículo. Vale ressaltar que grande parte desses cursos chamam atenção das empresas contratantes, por estarem em busca de pessoas com esses conhecimentos para contribuir no desenvolvimento da empresa.

7- Atividades complementares

As atividades complementares também são essenciais para o currículo de jovens aprendizes. Então, caso já tenha realizado trabalhos voluntários, desenvolveu projetos na escola e demais atividades semelhantes, saiba que podem colocar tudo isso em seu documento de currículo. Isso porque, todas essas iniciativas são capazes de mostrar que você se empenhou em realizar atividades em equipe e que buscar constantemente por desafios.

Sendo assim, quando você coloca essas informações de maneira objetiva e clara, evidenciando todas as duas habilidades, o seu currículo como jovem aprendiz se torna mais interessante para as empresas contratantes.

Caso não tenha conseguido descobrir muitas coisas para inserir em seu currículo, com todas as nossas orientações, talvez seja uma boa hora para começar a recuperar o tempo que foi perdido. Por exemplo, inicie seu projeto para procurar histórias para contar nesse documento, realizando cursos online, fazendo parte de trabalhos voluntários e assim por diante.

Agora Que já Leu as Dicas? Faça o Seu Curriculo
Criar Currículo

Relacionados

Deixe seu comentário


© 2024 - Criar Curriculo. Todos os direitos reservados